CIBERESFERA

Weblog written in portuguese and sometimes in english.
| audiences | digital inclusion and active ageing | social networks, participation and social media | media and digital literacy
| audiências | inclusão digital e envelhecimento ativo | redes sociais, participação e media sociais | literacia mediática e digital

A Internet em números de 2010

No último dia de 2010, o Expresso publicou um interessante trabalho sobre os números da Internet, 20 anos depois de Tim Berners-Lee ter inventado a World Wide Web e no ano em que Chris Anderson declarou a sua morte.

O artigo é acompanhado por um vídeo que relata a realidade de 2009. Podemos observar as diferenças com os números impressionantes de 2010, que mostram a vitalidade da WEB:

> Dois mil milhões de utilizadores activos, segundo um relatório da ITU – Internacional Telecommunications Union
> Segundo as Nações Unidas, 71% da população dos países desenvolvidos já tem acesso à Internet, enquanto que nos países em desenvolvimento o número é de 21%. Na União Europeia os números são também interessantes: 70% dos lares já têm acesso à rede. Em Portugal estima-se que o número ronde os 54%.
> O artigo destaca ainda que existem 2900 milhões de contas de email activas e que durante o mês de Novembro cerca de 3% dos acessos à Internet foram feitos via dispositivos móveis.
> Números impressionantes são também os das vendas da iTunes Store: nos primeiros 7 anos de existência (Abril 2003 a Fevereiro de 2010) foram vendidas 10 mil milhões de músicas.
> Apenas em 2010 o YOUTUBE contabilizou 13 milhões de horas de vídeo submetidas e o filme “AVATAR” foi descarregado ilegalmente, através de peer-to-peer, mais de 16 mil milhões de vezes.
> A 5 de Março de 2010 o Twitter, fundado em Julho de 2006, registou o marco de 10 mil milhões de mensagens e a rede social Foursquare contabilizou no final do ano 5 milhões de utilizadores registados.
> Os jogos sociais, como o Farmville, registam 45 milhões de utilizadores activos e ainda um número que merece grande destaque: 43% dos conteúdos jornalísticos publicados na WEB são partilhados através de sites de rede social e media sociais.


No Comments so far
Leave a comment

TrackBack URI

Leave a comment

(required)

(required)




 template credits: scribblescratch.com