CIBERESFERA
Weblog written in portuguese and sometimes in english.
| about social networks, social media, web 2.0 and cyberjournalism
| sobre redes sociais, media sociais, web 2.0 e ciberjornalismo
| blogger: Ines Amaral

WEB Trends: 10 cases made in Web 2.0

WEB Trends

“WEB Trends: 10 cases made in Web 2.0” – algumas notas na óptica do leitor(a)

O livro “Web Trends – 10 cases made in web 2.0” da agência Comunicarte merece um particular destaque pela abordagem, ímpar em Portugal, que faz da temática.

De realçar efectivamente o mérito de se debruçarem de forma tão abrangente e, simultaneamente, tão incisiva sobre a dimensão Web 2.0, ou Web social, em sectores tão variados como marketing e publicidade, comunicação social, política, saúde ou religião. Merecem também grande destaque os casos portugueses apresentados, procurando mostrar o que se faz no país. Torna-se evidente que em Portugal a Web social existe e mostra marcas de vitalidade, como é possível constatar.

Este é um livro de tendências mas também um registo que partilha uma outra dimensão da rede, que é povoada por nativos digitais e imigrantes digitais, onde nasce uma linguagem emergente, se efectivam negócios e se comunica globalmente.

Este livro é ímpar por vários motivos:

> mostra a dimensão global da rede e o papel dos portugueses;

> reúne opiniões de especialistas, congregando académicos e profissionais de várias áreas;

> faz uma clara ponte entre a teoria e a prática;

> não cai na tentação de registar apenas o hype do momento: refere e mostra o papel de serviços e aplicações que entretanto desaparceram.

Na minha opinião de leitora, este livro é diferente pelo seu ângulo de abordagem, entendendo a dimensão social da Internet como um todo e procurando compreender contextos de acção, às escalas nacional e global, reunindo importantes testemunhos e destacando casos que, mais do que “made in Web 2.0, são “made in Portugal”.

Um aspecto ainda muito relevante de salientar deste livro é o facto de permitir compreender os novos contextos de acção em diferentes sectores numa era e que os paradigmas da comunicação e, consequentemente, sociais se estão a transformar. Vivemos o início da era dos “prosumers”, em que os consumidores têm a possibilidade de serem simultaneamente produtores. E este fenómeno tem vindo a alterar, substancialmente, os cenários de comunicação e de acção em diferentes áreas.

Finalmente há que destacar a organização dos conteúdos, o design atraente e apelativo, e a abordagem dinâmica sem qualquer tipo de pretensão a transformar o livro num registo de verdades absolutas. “Web Trends – 10 cases made in web 2.0” tem o mérito de partilhar ideias e registar tendências, assumindo-se como um excelente ponto de partida para pensar o futuro. Não havia, de facto, melhor maneira da Comunicarte celebrar os seus primeiros 10 anos.

[Declaração de interesses: a revisão científica do livro esteve a meu cargo.]


No Comments so far
Leave a comment

TrackBack URI

Leave a comment

(required)

(required)




 template credits: scribblescratch.com