CIBERESFERA
Weblog written in portuguese and sometimes in english.
| about social networks, social media, web 2.0 and cyberjournalism
| sobre redes sociais, media sociais, web 2.0 e ciberjornalismo
| blogger: Ines Amaral

Lisboa deprimente

Utilizar a web numa perspectiva de cidadania. Vale a pena visitar a Área da Campanha Lisboa Deprimente, do Fórum Cidadania Lisboa.


Ví­deos online

I Encontro Multimédia ISMT

cartaz.gif

Links a consultar:
Site oficial do Encontro, onde está disponÃível o programa completo e informações adicionais
Blog do Encontro, para acompanhar a iniciativa quase em tempo real

Contacto via email: encontromultimedia@ismt.pt

A organização do Encontro está a cargo da Licenciatura em Multimédia do ISMT e o evento insere-se nas comemorações dos 70 anos da instituição.


V SOPCOM

logo_sopcom-w.JPG

Mais informações aqui.


AEIOU

O portal AEIOU nasceu a 13 de Janeiro de 1996. Foi durante os primeiros tempos o mais importante motor de busca português, até ser ultrapassado pelo SAPO – que foi criado por estudantes universitários, logo depois comprado pela PT e se assume como o centro da rede portuguesa. Durante os últimos 11 anos o AEIOU passou por fases menos boas, mas esteve sempre presente na rede. Acreditou nas comunidades virtuais antes de ser moda. Manteve a Cultura como ponto central dos conteúdos. Foi sempre dos únicos sites portugueses a não ter medo da lógica dos links e a apresentar hiperligações externas.

Mas durante anos, a diferença não foi suficiente. O design era demasiado restrito para os utilizadores comuns. A lógica dos links externos, em particular na informação, desabituava os visitantes. A progressiva falta de conteúdos próprios afastava as atenções para outros espaços da web. Quase 11 anos depois de ter nascido, o AEIOU é comprado pelo grupo Impresa. Talvez tenha sido este o grande impulso. Ou não. Mas o AEIOU mudou. E para muito melhor. Mais conteúdos informativos próprios, espaços de opinião da equipa, possibilidade de personalizar a forma da página, design estruturalmente funcional, aposta contínua no directório, listagem de links interessantes (externos), identificação dos í­cones gráficos dos sites da rede AEIOU. Está diferente. Para já, o novo site está muito melhor e claramente destacado dos restantes portais portugueses. Há algum excesso de informação na página, mas o ruí­do é equilibrado com o design funcional. Era também interessante uniformizar o registo a todos os sites da rede, permitindo convergir as várias tribos que navegam por este espaço. Falta saber que impacto terá a agregação de conteúdos editoriais e de opinião. E esperar pelas novidades, já que o presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, já anunciou que na empresa este é o «ano multimédia».


Partilha de textos

O Scribd uma espécie de YouTube dos textos, como registou o Posto de Escuta.


A visitar

O projecto O Dez.


Um projecto a seguir

Self media

O site Zimmer Twins permite aos utilizadores criarem os seus próprios desenhos animados.


Baudrillard

Morreu o filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard, crítico da sociedade de consumo e um importante pensador da pós-modernidade. O conceito de virtualização de um mundo aparente, que apresenta em “Simulacros e Simulação”, foi a inspiração da triologia “Matrix”.

Nota: vale a pena consultar o artigo da Wikipedia francesa sobre Baudrillard.


Brainstorming online

100 Second Film Festival

attention all video and film makers young and old, amateur and professional artist, activist, hobbyist or dilettante…

The 100 Second Film Festival returns in 2007. This is a unique event that taps the power of public access, the creativity of independent media and the explosion of online social video and transforms it into a real and tangible community gathering a collaborative remixable film festival.

 

Informações para participar aqui.


You Tube + MySpace = Stickcam

O Stickcam é uma espécie de JenniCam. O lema é “Express Yourself Live“. A ideia é juntar os atributos do YouTube e do MySpace e criar um espaço de partilha de conteúdos de conhecidos e desconhecidos, em tempo real.


Candidaturas ao Ensino Superior na rede

Uma medida integrada no programa Simplex: as candidaturas ao Ensino Superior vão ser feitas de forma electrónica. As condições de acesso, cursos disponí­veis e outras informações que interessem aos candidatos vão estar disponí­veis na rede. Diminuem-se os custos e agiliza-se o processo. Espera-se que sim. Mas será mesmo assim? (via Ciberia)


Wallpapers…

… para todos os gostos, disponí­veis no Desktop it.




 template credits: scribblescratch.com